Notícias

08 de novembro DE 2021

Os desafios da transição dos jovens da escola para o mundo do trabalho

Especialista analisa panorama e aponta caminhos para enfrentar o problema

A transição da escola para o trabalho entre os jovens brasileiros é vivenciada de forma não linear, com vários percalços e consequências para a inserção profissional qualificada ao longo da vida. Episódios de desemprego, desalento, informalidade são obstáculos comuns para a grande maioria deste segmento da população.

Em artigo para o Nexo Jornal, o economista e especialista em políticas públicas, Rafael Camelo, analisa as problemáticas dessa fase e os desafios das redes de educação pública para enfrentar essa questão. De acordo com o especialista, 80% dos jovens brasileiros ou desistem de estudar muito antes do fim da educação básica ou terão de encarar o mercado de trabalho com apenas o diploma de ensino médio. Apenas 20% têm a possibilidade concreta de  ter acesso a uma educação profissional.

O Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e os itinerários formativos, são as melhores respostas que dispomos para reverter este funil injusto e que compromete o futuro do país.

Confira a análise completa: Nexo Jornal.

Termos de uso e política de privacidade