Notícias

12 de FEVEREIRO DE 2021

O futuro do trabalho e o papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

EPT traz uma perspectiva de formação contínua ao longo da vida, cada vez mais exigida pelo mundo do trabalho em constante transformação

Grandes tendências trazem incertezas em relação ao futuro do trabalho. A humanidade se encontra à beira de uma 4ª Revolução Industrial, que deverá transformar o mundo do trabalho mais uma vez.

O desenvolvimento de novas tecnologias de automação e robotização, por exemplo, combinadas com a utilização de serviços através de aplicativos e softwares, fará com que as habilidades necessárias para compor o mundo do trabalho mude drasticamente. Ou seja, o progresso tecnológico terá um efeito direto sobre os empregos, substituindo alguns enquanto complementa outros.

É compreensível que esse progresso tecnológico resulte em um medo do desemprego em massa. No entanto, estudos afirmam que é pouco provável que as tecnologias substituam ocupações por completo, sendo mais provável que complementem a maioria dos empregos.

Entretanto, o progresso tecnológico poderá criar uma polarização entre empregos de elevada qualificação e remuneração e, do outro lado, empregos de baixa qualificação e remuneração.

Essa polarização de empregos, por sua vez, terá impactos sobre a distribuição de renda entre trabalhadores, elevando ainda mais a desigualdade.

Por isso, podemos afirmar que o progresso tecnológico trará oportunidades para o Brasil, mas também criará o desafio de preparar e formar jovens com as habilidades demandadas pelos novos trabalhos. O momento histórico pede uma educação efetivamente conectada a este milênio, repleto de incertezas, mas também de possibilidades.

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) representa um caminho real, possível e potente para a formação dos jovens nesse cenário de transformação. Os cursos técnicos vão operar como uma etapa ou um trampolim para que os estudantes prossigam se capacitando e desenvolvendo as habilidades requeridas com o processo tecnológico.

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) também trará uma perspectiva de formação contínua ao longo da vida, cada vez mais exigida pelo mundo do trabalho. Sendo assim, a urgência está dada e é hora de investir na formação desses jovens para enfrentarem essa nova Revolução Industrial.

Para saber mais sobre o Futuro do Trabalho e o papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), acesse as publicações sobre o tema na Biblioteca.

Termos de uso e política de privacidade