Notícias

12 de JULHO DE 2021

Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho

Quinto e último capítulo do livro lançado pelo Itaú Educação e Trabalho apresenta caminhos percorridos pelas redes de ensino para iniciar ou ampliar a oferta de EPT emancipatória

As principais mudanças propostas pela Lei nº 13.415/17 no ensino médio brasileiro já estão em curso. Há um empenho geral para que a última etapa da educação básica assegure o desenvolvimento integral dos jovens, por meio de uma formação cidadã e profissional comprometida com princípios éticos, democráticos, solidários e de justiça.

As redes de ensino já contam com exemplos inspiradores e esses cases são o foco do Capítulo 5 - EPT no ensino médio: exemplos inspiradores e replicáveis do livro ‘Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho’, lançado pelo Itaú Educação e Trabalho.

Mesmo com a pandemia da Covid-19 em 2020, que levou a suspensão das aulas presenciais e alterou drasticamente rotinas de trabalho e processos de ensino e aprendizagem, gestores, técnicos e educadores seguem trabalhando, planejando, pesquisando e firmando parcerias importantes. E o último capítulo da obra traz uma fotografia do trabalho de algumas redes de ensino estaduais que servem de estímulo para as demais.

Os estados do Amapá, Ceará, Santa Catarina e Sergipe têm se esforçado para identificar as profissões do futuro e os setores e regiões que carecem de profissionais especializados.

Outro exemplo é o da Bahia, que aposta e investe em itinerário contínuo que conecta ensino médio integrado ao técnico com o curso superior.

O mapeamento e as escutas das secretarias do Distrito Federal, São Paulo e Amapá têm confirmado o desejo dos jovens de adquirirem conhecimentos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na etapa secundária de ensino.

Já as secretarias de São Paulo e Mato Grosso do Sul estão revisando seus currículos para adequá-los à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e à oferta da EPT, com novas propostas de certificação e de cursos semestrais.

Com políticas conectadas ao setor produtivo estadual, a Paraíba, o Ceará e Pernambuco vêm permitindo ao jovem uma entrada no mundo formal de trabalho.

O livro ‘Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho’ foi lançado pelo Itaú Educação e Trabalho com objetivo de sensibilizar educadores, formuladores e executores de políticas públicas e a sociedade em geral para a necessidade de rever o papel que a formação técnica e profissional tem para o país.

Baixe o PDF do livro e ajude a disseminar esse tema tão importante para o futuro do país.

Termos de uso e política de privacidade