Notícias

16 de novembro DE 2021

Governo de Minas Gerais lança livro voltado para o Ensino Médio Profissional

Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

Publicação foi organizada pelo Itaú Educação e Trabalho, em conjunto com outros parceiros da Secretaria de Educação de MG

No fim de outubro, o Governo do Estado de Minas Gerais realizou o lançamento do livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais – Construção de política inovadora com rede de parceiros”, com a presença do governador, Romeu Zema, da secretária de Educação, Júlia Sant’Anna, e da gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, Cacau Lopes da Silva.

O material conta a trajetória de reestruturação e expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), incluindo a modalidade Profissional, nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. A organização do material foi conduzida pelo Itaú Educação e Trabalho, Sebrae, Instituto Sonho Grande, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Natura.

Para a gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, Cacau Lopes da Silva, este tipo de iniciativa aponta para os jovens os caminhos mais seguros para o processo de empregabilidade na conclusão do Ensino Médio. “Apoiar projetos voltados para a Educação Profissional e Tecnológica contribuem para a melhoria da qualidade da educação voltada, principalmente, para a formação para o mundo do trabalho”, diz.

O livro traz um panorama dos desafios apresentados e os motivos da construção desse tipo de política no estado mineiro. A obra trata também dos procedimentos, caminhos e soluções coletivas para implementar ações e a convergência de modelos e métodos.

A publicação conta, ainda, com um olhar especial para a formação docente e faz um resumo gráfico das ações executadas durante o processo de construção conjunta.

Atualmente, em Minas Gerais são 391 unidades escolares que oferecem o EMTI, sendo que 149 delas contam com a modalidade EMTI Profissional. Para 2022, estão previstas mais 210 novas escolas estaduais que disponibilizarão esse tipo de ensino e 51 delas terão a modalidade Profissional. Ao todo, o Estado oferece 18 cursos técnicos, entre Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Marketing, Química, Recursos Humanos e Transações Imobiliárias.

Termos de uso e política de privacidade