Notícias

03 de maio DE 2021

Formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores em Pernambuco: conheça detalhes do curso e dos módulos

Lançado em 13 de abril, curso EAD é composto por quatro módulos, com 182 horas de duração. Ao final, os participantes receberão um certificado de um curso amplo e profundo

No dia 22 de abril, foi realizada a aula inaugural da formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores, em formato à distância, voltado aos profissionais da Educação Profissional e Técnica das escolas estaduais de Pernambuco. Lançado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, com apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho, o curso tem como objetivo a reformulação dos novos currículos do Ensino Médio das escolas com foco na atualização dos planos de cursos no próximo biênio.

Os participantes foram recepcionados, receberam um panorama da Educação Profissional e Tecnológica e, ao final, conheceram detalhes da formação, do curso em si e dos quatro módulos, que totalizam 182 horas de carga horária:

Módulo 1  – Novo Ensino Médio: Fundamentos, Eixos e Itinerários formativos. 20 horas de carga horária.

Módulo 2  – Articulação Curricular: Competências e Habilidades. 42 horas de carga horária.

Módulo 3 – Projetos Empreendedores: Investigação Científica e Tecnológica (ICT) e Intervenção Sociocultural (IS). 70 horas de carga horária.

Módulo 4 – Projetos Empreendedores e Processos criativos: Empresa Pedagógica e Processos Criativos. 42 horas de carga horária.

Os cursistas também foram apresentados oficialmente à equipe de tutoria, que fez a formação de maneira presencial para se preparar e, assim, acompanhar cada um dos participantes ao longo da jornada de aprendizado. A partir de agora, todos serão divididos em grupos e cada grupo terá o acompanhamento direto de um tutor da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Construção do curso
A formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores oferecida à rede de Pernambuco pelo Itaú Educação e Trabalho (IET), é ampla e foi pensada para levar os participantes a um mergulho pelo Novo Ensino Médio. Visa ainda a construção de uma metodologia que articule a formação geral e técnica e a estruturação e implantação de unidades curriculares que desenvolvam habilidades para preparar a juventude para o mundo do trabalho.

Paulo Cunha, Regina Moraes Abreu e José Carlos Antonio, consultores do Itaú Educação e Trabalho, participaram do lançamento do curso e compartilharam detalhes da concepção dos módulos e do processo de construção do ambiente virtual, respectivamente.

“É um momento histórico para a educação no sentido de pensar em um ensino efetivamente voltado e centrado nos jovens. Esse é um curso que não se encerra nele. A ideia é que seja um ponto de partida para que a rede, enquanto estrutura da Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco, represente a educação técnica e profissional. Isso é muito significativo”, ressaltou Paulo Cunha.

O consultor abriu a explanação explicando o Módulo 1, que começa com um panorama do ensino médio considerando toda a sua trajetória histórica e a importância da ressignificação da EPT para a formação integral dos jovens. Na sequência, Regina Moraes apresentou o Módulo 2, que será iniciado considerando as várias dimensões da articulação curricular, seja no âmbito das escolas, dos educadores, dos alunos e da rede de Pernambuco, com foco na integração via um trabalho colaborativo em que todos olhem para um único foco: a articulação curricular.

Já o Módulo 3, segundo Paulo Cunha, trabalhará dois projetos empreendedores e o processo de investigação científica e tecnológica com intervenção comunitária. Regina Moraes Abreu encerrou o detalhamento conceitual da formação apresentando o Módulo 4, que abordará um terceiro projeto empreendedor que, assim como os outros do módulo anterior, parte de uma temática atual e relevante para os jovens.

Para saber mais sobre o curso e os quatro módulos, acesse aqui.

Termos de uso e política de privacidade