Notícias

07 de JUNHO DE 2021

‘EPT no mundo’: Hoje, nosso destino é a Alemanha!

A formação profissional alemã é baseada no consenso entre federação, estados, empregadores e empregados. O setor produtivo tem papel fundamental na avaliação e certificação dos alunos de EPT

Na Alemanha, país europeu no qual impera a cultura da recompensa pela dedicação, as escolas que oferecem ensino profissional e tecnológico têm diferentes perfis: podem ser escolas de ensino médio especializadas, escolas vocacionais especializadas ou escolas vocacionais que funcionam em cooperação com as empresas.

No país, também existem diferentes ofertas de percursos profissionais, entre eles, o Curso Profissional em Tempo Integral, principal meio de formação de alguns setores, como o da saúde; Cursos de Educação Geral com Programa de Orientação Profissional, em que o currículo considera partes de aprendizagem baseadas no trabalho; e Curso Profissional no Sistema Dual, que contempla dois locais de aprendizagem: o trabalho e uma escola vocacional. Os estudantes que concluem a modalidade têm o direito de realizar o trabalho especializado em uma ocupação reconhecida que requeira treinamento formal.

A organização desse sistema é feita em nível nacional, pelo Instituto Federal de Educação e Formação Profissional, e setorial, pela participação coletiva dos atores envolvidos. A formação profissional na Alemanha é baseada no princípio do consenso, portanto, decisões importantes sobre a estrutura e o conteúdo são tomadas em um esforço conjunto da Federação, dos estados, dos empregadores e dos empregados.

Os currículos são divididos em oito níveis e cada um descreve as competências exigidas para a aquisição de uma qualificação. No entanto, o foco não está somente nas habilidades e nos aprendizados, mas também na capacidade de agir de maneira consciente e responsável dentro da área em que o estudante escolheu se especializar.

Ao longo do processo de formação, o ensino é aliado aos treinamentos reais dentro das organizações, que têm papel relevante no exame final da EPT, já que são responsáveis pela avaliação e certificação dos alunos.

Clique aqui para saber mais como funciona a EPT na Alemanha.

O resumo de como funciona a EPT na Alemanha está disponível também no LinkedIn.

A França é o nosso próximo destino. Até semana que vem!

Termos de uso e política de privacidade