Notícias

19 de JULHO DE 2021

EPT no mundo: Coreia do Sul implementa as “Vocational High Schools”, sistema de ensino integrado ao setor produtivo

O sistema de ensino médio sul-coreano divide os estudantes em turmas acadêmicas e vocacionais, como agricultura, tecnologia-indústria, comércio, entre outras

O ensino técnico na Coreia do Sul começa a partir do ensino médio, onde os estudantes são divididos em turmas acadêmicas e vocacionais. Cada escola técnica foca em um dos tópicos a depender da sua região e características da economia local: Agricultura, Tecnologia-indústria, Comércio, Pesca e Transporte marítimo ou Técnico abrangente.

Depois do ensino médio, há diferentes tipos de instituições de ensino superior que os estudantes podem ingressar. Entre elas, Universidades; Politécnicas ou Universidades Industriais; Universidades de Educação; Junior Colleges; Open University; Technical College, Cyber Universities ou Miscellaneous Institutions.

Apesar da estrutura, o modelo de escolas técnicas de ensino médio era considerado pouco integrado com o mundo do trabalho e não supria as demandas dos empregadores e principalmente dos jovens. Com isso, houve a implementação de um novo tipo de instituição educacional: “Vocational High Schools”, metodologia diferenciada que preza pela integração com o setor produtivo e incentiva o estudante a trabalhar, na qual nota-se que a empregabilidade dos egressos (92%) é significantemente maior do que a dos portadores de um diploma de ensino superior (60%).

O currículo das Vocational High Schools é desenvolvido em conjunto com o mercado local e há a possibilidade de firmarem acordos com as empresas para que contratem formados.  A pesquisa conclui que o sistema educacional da Coreia do Sul é paralelo: opta por aproveitar os créditos e validar a experiência profissional tanto de forma total por meio de um banco de créditos, para se ter uma qualificação formal do conhecimento, quanto de forma parcial, para que se dê prosseguimento na educação, em menor tempo.

Acesse a pesquisa elaborada pelo Itaú Educação e Trabalho e saiba como funciona o sistema educacional na Coreia do Sul 

A série EPT no mundo também está no LinkedIn.

Termos de uso e política de privacidade