Notícias

24 de maio DE 2021

Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho. Por dentro da obra do Itaú Educação e Trabalho

Nas próximas semanas, vamos nos aprofundar nos cinco capítulos e na importância de rever o papel que a formação técnica e profissionalizante tem para o país

Muitos são os desafios enfrentados pela educação brasileira. Mas, dentre os vários existentes, o Ensino Médio é um dos maiores. Essa faixa etária é estratégica para o país por se tratar de um momento crucial na formação do indivíduo, daí a importância de políticas públicas e intervenções bem-sucedidas de forma a impactar positivamente o destino da juventude e do país.

Ao não olhar com critério e assertividade para a importância dos jovens, termômetro de tendências sociais, e não estabelecer uma política pública adaptada às exigências e necessidades desse público, o Brasil desperdiça a criatividade, inteligência, a visão e a força de mudança de grande parte dos jovens.

A reforma do Novo Ensino Médio, além de propor um ensino mais moderno e em linha com as transformações mundiais, leva finalmente a formação profissional para dentro do currículo do Ensino Médio.

Para quem acompanha este assunto ou simplesmente para os apaixonados por educação, o Itaú Educação e Trabalho disponibiliza o livro Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho, que ambiciona sensibilizar educadores, formuladores e executores de políticas públicas, assim como a sociedade em geral, para a necessidade de rever o papel estratégico que a formação técnica e profissionalizante tem para o desenvolvimento e o futuro do país.

A obra é um diferencial importante sobre a EPT por trazer dados atualizados, jogar luz aos desafios existentes e apresentar casos nacionais de sucesso nessa área. O livro está dividido em cinco capítulos:

Cap. 1 - O trabalho do futuro e seus desafios

Cap. 2 - Percepções dos jovens sobre o mundo do trabalho

Cap. 3 - Perspectivas de formação para os jovens brasileiros

Cap. 4 - EPT como chance real de futuro e de projeto de país

Cap. 5 - EPT no ensino médio: exemplos inspiradores e replicáveis


Quer se aprofundar? Faça o download do livro e acompanhe a nossa série especial de cinco matérias que trará detalhes de cada um dos cinco capítulos da obra.

Na próxima semana iremos explorar o Capítulo 1 – O Trabalho do futuro e seus desafios.

Termos de uso e política de privacidade