Notícias

20 de setembro DE 2021

23 de setembro: Dia da Educação Profissional e Tecnológica

Data será comemorada pela primeira vez em 2021 e traz reflexões sobre o tema

A Educação Profissional e Tecnológica ajuda os jovens a terem melhores condições de inserção no mundo do trabalho e representa uma alavanca para que possam alcançar uma formação geral ao longo da vida. Além disso, ao aproximar educação e setor produtivo, a modalidade desenvolve as habilidades profissionais do século XXI, integrando teoria e prática na resolução de problemas reais.  

A data designada como Dia da EPT será comemorada pela primeira vez este ano, já que foi instituída por uma lei sancionada em abril de 2021, de autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

O Itaú Educação e Trabalho apoia e incentiva a implementação de políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, com foco, sobretudo, na formação para o mundo do trabalho. Queremos ampliar a oferta de EPT, conscientizar sobre o tema e permitir que a educação profissional seja instrumento de inclusão social.  

Por isso, neste Dia da EPT, queremos lembrar a importância de aproveitar o momento de bônus demográfico no Brasil (saiba mais aqui) e de reforma do Ensino Médio, que traz a EPT para ser integrada com a educação básica (leia mais sobre essa integração aqui).  

No Brasil, ainda falta um olhar concreto para a definição de políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, os estados já possuem experiências exemplares, caminhando com a implementação da reforma do Ensino Médio e a oferta integrada de Educação Profissional.  

Saiba mais sobre as oportunidades da EPT no momento do Brasil no vídeo produzido pelo IET:

Termos de uso e política de privacidade