Notícias

26 de OUTUbro DE 2021

Centenário de nascimento de Paulo Freire

Exposição que celebra vida e obra do patrono da educação brasileira está em cartaz no Itaú Cultural

A 53ª mostra da série Ocupação, do Itaú Cultural, presenteia o público brasileiro ao homenagear o educador, filósofo e escritor Paulo Freire, no ano em que celebramos 100 anos de seu nascimento.

A exposição em cartaz até o dia 5 de dezembro apresenta a gigantesca trajetória do educador, desde seu nascimento, em 1921, no Recife, até sua morte em 1997, em São Paulo, abordando as repercussões e como seu pensamento e metodologias de alfabetização foram implementados em diversos países do mundo.

Para poder contextualizar toda essa história, a mostra divide a vida e obra de Paulo Freire em quatro eixos: Formação – 1921 a 1963; Angicos – 1960 a 1964; Exílio – 1964 a 1980 e Retorno – 1980 a 1997.

O Itaú Educação e Trabalho - IET reconhece a importância do legado de Paulo Freire à Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao apoiar as Secretarias Estaduais de Educação na construção de currículos que articulam as formações básica e profissional com foco nos estudantes adultos, que retornam ao sistema de ensino buscando oportunidades de crescimento e protagonismo pessoal e profissional, o EJATEC (Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica).

A pedagogia dialógica de Paulo Freire traz aprendizados importantes para a prática docente, considerando também a articulação entre as formações básica e profissional. O esperado é que o docente da EJA se aproxime dos estudantes e de seus contextos de vida, legitimando seus saberes, incorporando suas questões e pontos de vista, proporcionando novas compreensões e leituras da realidade e das situações de estudo, propondo formas de intervenções e mantendo diálogo constante com a turma, despertando seu interesse e ânimo pelos estudos.

A mostra está em exibição no Itaú Cultural, na Av. Paulista, 149, Sala Multiuso – Piso 2, de terça a domingo, das 11h às 19h. O conteúdo da 53ª Ocupação Itaú Cultural pode ser acompanhado também pelo link https://www.itaucultural.org.br/presskit/ocupacao-paulo-freire/pt/index.html que traz todos os detalhes da exposição, como mapas interativos, depoimentos de pessoas que conviveram ao lado de Paulo Freire, fotos e manuscritos disponíveis para download. Confira e faça essa incrível imersão neste rico universo.

Termos de uso e política de privacidade