Notícias

04 de OUTUbro DE 2021

Artigo alerta sobre gap educacional pós-pandemia

Especialistas abordam fase decisiva para recuperar perdas

O jornal Valor Econômico trouxe na última semana um artigo assinado em conjunto por Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social e Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco. O texto procura alertar para a fase da educação no Brasil neste segundo semestre de 2021, que é decisiva para recuperar as desigualdades educacionais.

Segundo a publicação, o gap educacional trazido pela pandemia será sentido ao longo de décadas na economia, podendo levar a uma perda de renda futura dos jovens de até R$ 40 mil por indivíduo. A nova fase de retomada da educação presencial é sugerida como o momento de um pacto em prol da equidade, para diminuir as perdas dos grupos mais vulneráveis.

Também é citado no artigo o legado da tecnologia como um importante aprendizado e a importância das estratégias e fragilidades das redes públicas para oferecer ensino à distância. Outro ponto destacado pelos autores é sobre o acolhimento aos profissionais da educação, aos estudantes e famílias, que não pode ser esquecido no processo de recuperação das perdas de aprendizagem.  

Se você é assinante do jornal, confira o texto na íntegra aqui.

Termos de uso e política de privacidade