Eventos

19 de ABRIL DE 2021

Quintas da EPT discute a experiência do Senai com a Educação Profissional e Tecnológica

A experiência da instituição, que ajudou a acelerar o processo de transformação digital, foi tema da última transmissão do Inep

Na última edição do “Quintas da EPT” foram apresentadas as experiências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Avaliação da Educação Profissional, sob autoria de Felipe Esteves Pinto Morgado; Glecivan Barbosa Rodrigues; Cláudia Maria Mendes de Araújo e Hugo Nakatani. A live ocorreu na manhã do dia 15 de março, às 10h (horário de Brasília), como parte do calendário de transmissão do ciclo de Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A EPT tem várias escolas e sistemas de excelência no Brasil e, um dos atores centrais, é o Senai, que conta com um Sistema de Avaliação robusto. "Ele ajudou a acelerar o processo de transformação digital, para que a gente possa avançar nos nossos processos internos. Nossos objetivos centrais são de produzir um banco de dados com informações da educação, subsidiar políticas e projetos de qualificação profissional para a indústria, gerar indicadores de desempenho escolar e, principalmente, garantir a aplicabilidade dos resultados em cada uma de nossas unidades.", diz Felipe Morgado.

O Sistema de Avaliações da instituição tem quatro vertentes: a Avaliação de Projetos de Cursos; a Avaliação do Desenvolvimento de Cursos; a Avaliação do Desempenho dos Estudantes e a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos.

Trata-se de um modelo de referência construído internamente de modo colaborativo, que traz diversas características do Senai. "O processo de avaliação deve ser um desejo de todos, principalmente dos líderes da instituição. Também é preciso que seja aplicado com rigor técnico e transparência. Nos preocupamos com isto desde o início. Criamos um Sistema de Avaliação que é a cara do Senai, mas segue o rigor técnico e científico de qualificação. É algo que deve fazer parte da estratégia da instituição. O índice de desempenho do estudante passou a compor o nosso plano estratégico, por exemplo, constituindo uma meta de crescimento.", conclui.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link: Quintas da EPT | Avaliação da Educação Profissional: a experiência do Senai

Quintas da EPT
O Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção". Nas transmissões, são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema. Todas às quintas-feiras, às 10h, no canal no Youtube do Inep.

Termos de uso e política de privacidade