Eventos

26 de ABRIL DE 2021

Quintas da EPT discute a avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem

Estudo propõe escala que permita avaliar, na prática, o domínio psicomotor de estudantes da educação profissional

A última live da "Quintas da EPT" apresentou o estudo "A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: escala de proficiência na Educação Profissional", de autoria de Thiago Korb, gerente de Educação Básica e coordenador Pedagógico e de Qualidade Educacional no SENAI de Santa Catarina; Dalton Francisco de Andrade e Adriano Ferreti Borgatto, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A transmissão ocorreu em 22 de abril, às 10h (horário de Brasília), como parte do calendário de transmissão do ciclo de Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Com o objetivo de propor uma escala que permita avaliar, na prática, o domínio psicomotor de estudantes da educação profissional, o estudo aponta que a análise da proficiência de estudantes é um dos principais componentes em qualquer sistema de avaliação em larga escala, porém apenas a dimensão cognitiva é predominantemente observada, além da aplicação generalizada de testes no modelo "papel e caneta".

O material enfatiza que a educação profissional precisa ir além, pois mais do que "saber", o estudante precisa "fazer", ou seja, desenvolver na prática suas competências profissionais.

Acesse o link da transmissão e saiba mais sobre o estudo

O Seminário é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção". Nas transmissões, são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema. Todas às quintas-feiras, às 10h, no canal no Youtube do Inep.

Termos de uso e política de privacidade