Eventos

12 de MARÇO DE 2021

Live marca o lançamento de Coletânea de Projetos Empreendedores realizados nas Escolas Técnicas Cidadãs Integrais na Paraíba

Conjunto de textos com relatos de projetos empreendedores da educação profissional contou com apoio técnico e assessoria do Itaú Educação e Trabalho

Uma live realizada pela Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), no último dia 10 de março no canal Youtube da Secretaria, marcou o lançamento da Coletânea Articulação Curricular e Projetos Empreendedores da Educação Integral Técnica da Paraíba. A coletânea digital, que conta com o apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho, compartilha ações de sucesso que viabilizam a expansão das Escolas Técnicas Cidadãs Integrais (ECITs) no estado.

O conjunto de textos é resultado de um projeto-piloto realizado em três escolas estaduais, cujo sucesso foi disseminado no território da Paraíba – do sertão ao litoral -, chegando a 127 escolas em 2021. Para sistematizar e documentar todo o trabalho, a Coletânea foi dividida em três fascículos:

1º) Implementação e Expansão do Projeto: articulação Curricular e Projetos Empreendedores

2º) Disciplinas Empreendedoras: metodologias para uma aprendizagem integral e cidadã

3º) Currículos por competências e habilidades: caminhos para a integração entre a formação básica e a educação profissional e técnica

A live de lançamento foi mediada pela assessora técnica da SEETC, Rayssa Alencar, e contou com a participação de Cláudio Furtado, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Carla Chiamareli, gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho e Cacau Lopes da Silva, gerente de Implementação e Desenvolvimento também do Itaú Educação e Trabalho.

Segundo o secretário Cláudio Furtado, a coletânea é uma inspiração e uma referência para nutrir os trabalhos das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) no estado e um auxílio aos professores no desenvolvimento pedagógico.

Cacau Lopes, Gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, ressaltou a importância da parceria entre o IET e a SEETC no sentido de juntar esforços na busca por uma formação integral que traga sentido para o estudante, preparando-o para o futuro do mundo do trabalho, e que seja articulado ao setor produtivo.

Para Carla Chiamareli, Gerente de Gestão do Conhecimento do IET, o registro das práticas e das ações que levaram à Coletânea foi um processo rico e fundamental para que se chegasse a uma metodologia que possibilitasse replicar as experiências de sucesso mapeadas em outras ECITs da região.

Assista à live de lançamento e saiba como se deu a elaboração da coletânea.

No Paraíba Educa você tem acesso a coletânea: Paraíba Educa - Publicacoes (see.pb.gov.br)

Termos de uso e política de privacidade