Eventos

26 de FEVEREIRO DE 2021

Educação profissional é tema de livro lançado pelo Inep

Foto / Ilustração: Inep

Publicação amplia o debate sobre o tema e propõe desafios para avaliação da educação profissional e tecnológica no Brasil

Anunciado em 15 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou oficialmente, no dia 26 de fevereiro, por meio de uma live, o livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: Um campo em construção”.  

A publicação traz insumos para o debate sobre a construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, disponibilizando aos atores envolvidos com a EPT novo instrumento para se aprofundar no estudo e debater sobre o tema. 

“Avaliar um sistema de ensino é tarefa muito complexa, especialmente na EPT”, ressaltou Alexandre Brandão, diretor de Estudos Educacionais do Inep. Para ele, o trabalho vai contribuir para aprofundar o entendimento da EPT, colaborar com os que normatizam sua oferta e com os que a ensinam, no caso, os docentes dos cursos técnicos. 

Para a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica da Seteb/MEC, Marilza Machado Gomes Regattieri, o “órgão governamental irá iniciar uma agenda de trabalho a partir dessa publicação, para atuarmos em conjunto e assim dar visibilidade e valorizar à EPT”. 

Já o prefaciador da obra e especialista em EPT, Francisco Aparecido Cordão, defendeu a necessidade de se desenvolver um robusto Sistema Nacional de Avaliação da EPT, “em regime de colaboração entre governo federal, estados, municípios e todas as entidades educacionais das 27 unidades da Federação”. 

Para conhecer mais sobre a obra e acompanhar a discussão, assista a íntegra da live.

Acesse o livro aqui.

Termos de uso e política de privacidade