Acontece

Eventos

Saiba mais sobre os últimos eventos da Educação Profissional e Tecnológica:

31 de MAIO de 2021

LEPES inicia ciclo de debates públicos sobre o tema ‘Transição Escola-Trabalho’

Primeira transmissão da série começa dia 31 de maio, no canal do youtube do laboratório

SAIBA MAIS
10 de MAIO de 2021

Desafios e o futuro do ensino técnico e profissional é tema de webinário da FGV

Transmitido ao vivo pelo Zoom e pelo YouTube da instituição, tema foi o quarto webinário de 2021 e trouxe convidados especiais

SAIBA MAIS
10 de MAIO de 2021

Educação é tema de debate virtual do Valor Econômico

Live comemorativa ao aniversário dos 21 anos do jornal debateu o futuro e os desafios da Educação no Brasil

SAIBA MAIS
10 de MAIO de 2021

Quintas da EPT apresenta a Avaliação Nacional do Egresso do Senac

Autoras do levantamento demonstram a importância das Pesquisas de Avaliação do Egresso para aprimorar a tomada de decisões e aperfeiçoar investimentos em políticas educacionais

SAIBA MAIS
03 de MAIO de 2021

Quintas da EPT – Panorama da Educação Profissional e Tecnológica

Evento compartilhou subsídios para a compreensão da EPT no País

SAIBA MAIS
26 de ABRIL de 2021

Quintas da EPT - Avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem

Estudo propõe escala que permita avaliar, na prática, o domínio psicomotor de estudantes da educação profissional

SAIBA MAIS
19 de ABRIL de 2021

Quintas da EPT – Avaliação da Educação Profissional: a experiência do Senai

A experiência da instituição, que ajudou a acelerar o processo de transformação digital, foi tema da última transmissão do Inep

SAIBA MAIS
18 de MARÇO de 2021

Quintas da EPT, Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

Projeto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) propõe uma série de Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

SAIBA MAIS
12 de MARÇO de 2021

Live IET e Votorantim Energia: A EPT como aliada à formação dos jovens para superar momento de crise

Representantes do Itaú Educação e Trabalho, da Votorantim Energia e do jornal O Estado de S.Paulo debateram a importância da EPT na formação educacional no contexto da pandemia

SAIBA MAIS
12 de MArço de 2021

Live de lançamento da Coletânea “Articulação Curricular e Projetos Empreendedores da Educação Integral Técnica da Paraíba”

Conjunto de textos com relatos de projetos empreendedores da educação profissional contou com apoio técnico e assessoria do Itaú Educação e Trabalho

SAIBA MAIS
26 de FEVEREIRO de 2021

Webinar: Lançamento do livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um Campo em Construção”

Publicação amplia o debate sobre o tema e propõe desafios para avaliação da educação profissional e tecnológica no Brasil

SAIBA MAIS
25 de FEVEREIRO de 2021

Webinar: “Ensino médio e educação profissional”

Quarta mesa com especialistas debateu a atuação do Congresso e os desafios de preparar a juventude para o ensino superior e para a vida profissional

SAIBA MAIS
08 de DEZEMBRO de 2020

Itaú Educação e Trabalho lança o livro ‘Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho’

O Itaú Educação e Trabalho lançou o seu livro ‘Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho’, cujo objetivo é sensibilizar educadores, formuladores e executores de políticas públicas e a sociedade em geral para a necessidade de rever o papel que a formação técnica e profissionalizante tem para o país. O livro está disponível para download aqui.

Para marcar o lançamento da obra, o Itaú Educação e Trabalho promoveu o webinar "Que EPT queremos no Século XXI". Na ocasião, Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, explicou que, atualmente, do total de matrículas do ensino médio regular, apenas 12% são em educação técnica e profissional. A título de comparação, esse índice em países europeus e da América é, em média, 40%.

01 de DEZEMBRO de 2020

CIEB apresenta currículo de referência Itinerário formativo em Tecnologia e Computação

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), com apoio do Itaú Educação e Trabalho, promoveu um webinar para apresentação do currículo de referência Itinerário formativo em Tecnologia e Computação para apoiar as redes na implantação do novo ensino médio. 

O currículo está disponível no site do CIEB. 

O Currículo de Referência Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação apresenta 26 unidades curriculares sobre três grandes temas: cultura digital, tecnologia digital e pensamento computacional. Ao todo, são 1.440 horas de atividades.  

O material também aponta os recursos necessários em termos de infraestrutura e o nível exigido de conhecimentos e adoção de tecnologias por parte de professores. Um ponto importante é que as indicações foram elaboradas considerando as condições das redes públicas. 

Os autores do currículo buscaram referências nacionais e mundiais para elaborar a proposta do currículo. Além da BNCC, também serviram de parâmetro os referenciais de formação para a educação básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o componente curricular Tecnologias para Aprendizagem do Currículo do Estado de São Paulo.  

O evento contou com a participação de Alice Carraturi (CIEB), Larissa Santa Rosa (CIEB), Flávio Campos (Coautor do currículo) e de Rodrigo Assirati Dias (Coautor do currículo).  

Assista o vídeo abaixo para conferir mais detalhes sobre o Currículo de Referência.

24 de novembro de 2020

Lançamento do GOYN São Paulo: #SOMOS Jovens-Potência

No dia 24 de novembro foi realizado o  lançamento oficial do Programa GOYN - Global Opportunity Youth Network na cidade de São Paulo, uma iniciativa global, liderada pelo The Aspen Institute com foco na agenda de inclusão produtiva, que engaja múltiplos atores de maneira colaborativa para impactar 700 mil jovens-potência nos próximos anos, por meio de soluções concretas, inovadoras e sistêmicas.  

O programa está em andamento há oito meses em São Paulo, mapeando o ecossistema de inclusão produtiva, articulando atores, levantando dados e promovendo workshops para entender os principais desafios dos jovens-potência e cocriar as primeiras intervenções que serão implementadas em 2021.  

Nesse período, o GOYN mobilizou mais de 85 organizações, entre empresas, governo, fundações, ONG's e institutos, além de ter consolidado um núcleo formado por jovens das periferias da cidade, que participam ativamente em todas as instâncias de trabalho. O Itaú Educação e Trabalho é um dos apoiadores.  

O Programa GOYN tem como objetivo apresentar as soluções que estão sendo desenvolvidas junto às organizações que participaram do processo, com foco em aprofundar os desafios, mostrar o impacto esperado em cada uma das áreas de oportunidades identificadas e convidar mais jovens e organizações para se engajarem no GOYN e potencializaras soluções que serão implementadas a partir de 2021.

Assista o webinar na íntegra:

19 de novembro de 2020

Currículo de Referência: Educação profissional técnica de nível médio em Tecnologia e Computação

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), com apoio do Itaú Educação e Trabalho, promoverá um ciclo de webinários sobre como as redes públicas de ensino podem oferecer educação profissional técnica de nível médio em tecnologia e computação.

Os encontros online serão realizados a partir do dia 23 de novembro e os interessados devem se inscrever no link https://link.cieb.net.br/inscricao.

No primeiro encontro será apresentada a estrutura do currículo de referência, que prevê 1,2 mil horas de atividades distribuídas em 3 eixos: Hardware e manutenção de computadores, Redes e segurança de computadores e Aplicativos computacionais e sistemas para internet.

06 de novembro de 2020

Regulamentação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)

Em continuidade ao Ciclo de Debates sobre a Regulamentação do Fundeb, a Câmara dos Deputados promoveu, em 05/11/2020, uma audiência pública para debater sobre os fatores de ponderação que serão utilizados na distribuição dos recursos do novo Fundeb.

A abordagem foi sobre o custo adequado para uma educação de qualidade e a complexidade dos fatores de ponderação. Também em pauta, como financiar cada uma das modalidades de ensino e a necessidade de metodologias de cálculos.

O evento foi coordenado pelo Deputado Federal Felipe Rigoni e contou com as seguintes participações:  
- Alessio Costa Lima - Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime);  
- David Coimbra Borba - Gerente de Projetos do MEC;  
- Gustavo Henrique Moraes - Coordenador-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);  
- José Francisco Soares - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);  
- José Modesto dos Passos Sobrinho - Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Sergipe;  
- Marisa Abreu - Consultora de Educação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Samuel Simões Oliveira Franco, da Oppen Social.


Saiba Mais:

- Custos das etapas e tipos de ensino da Educação Básica  
- Relatório: Custos das etapas e tipos de ensino da Educação Básica

06 de outubro de 2020

Fundação Roberto Marinho lança plataforma JET - Juventude, Educação e Trabalho

A Fundação Roberto Marinho lançou a plataforma JET - Juventude, Educação e Trabalho em um evento virtual que contou com a participação da secretária de Estado de Educação de Minas, Julia Sant’Anna e outros convidados especialistas no tema das juventudes.

A iniciativa, que conta com apoio do Itaú Educação e Trabalho, oferece indicadores como acesso à escola, Ideb, situação dos jovens no mercado de trabalho, desemprego, além de índices como gravidez na adolescência e violência.

Todo o conteúdo disponibilizado pela ferramenta pode ser acessado no site.

24 de setembro de 2020

Webinar CIEB e Itaú Educação e Trabalho: Currículo de referência em Tecnologia e Computação

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e o Itaú Educação e Trabalho lançaram o currículo de referência desenvolvido para apoiar as redes e instituições de ensino que oferecem o curso Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação.

Termos de uso e política de privacidade