Acontece

A atuação do Itaú Educação e Trabalho em 2021

Institucional

Educação Profissional e Tecnológica foi amplamente discutida e ganhou novos horizontes com a implementação iminente da reforma do Ensino Médio

O ano de 2021 foi decisivo para o aprofundamento de discussões sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e para a intensificação da atuação do Itaú Educação e Trabalho neste campo. Os esforços estiveram focados no apoio às secretarias estaduais para o desenvolvimento dos currículos e trilhas formativas, e na produção de pesquisas e estudos voltados à EPT. A reforma do Ensino Médio, que começa a ser implementada em 2022, colocou em evidência a importância da EPT na formação educacional dos jovens no Brasil. 

Um dos destaques do ano foi o lançamento do Observatório da EPT, uma plataforma para apoiar as redes na implementação dessa modalidade de ensino. O Observatório reúne uma série de informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica no país, com dados, pesquisas, cursos e um panorama atualizado da EPT no Brasil. Na ocasião do lançamento do Observatório da EPT, seis estados (DF, PB, PE, PI, RN e SP) apresentaram experiências de boas práticas na modalidade. 

Em 2021, o Itaú Educação e Trabalho atuou em conjunto diversos estados para estruturar a grade curricular e organizar as trilhas formativas que serão adotadas nas redes. Entre os parceiros estão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco e Mato Grosso do Sul

Na área de pesquisas, um dos destaques foi o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), “Evidências internacionais: setor produtivo, políticas intersetoriais e educação profissional”, apoiado pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho. Os resultados foram apresentados em novembro, em evento transmitido pelo Canal Futura, com a  participação de especialistas e  representantes da OCDE, do poder público e de instituições parceiras. 

Em 2022, nós do Itaú Educação e Trabalho vamos continuar atuando para garantir que os jovens brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade, com oportunidades de desenvolvimento profissional e perspectivas cada vez mais dignas de ingresso no mundo do trabalho.